quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


A incorporação dos computadores e internet nas escolas não podem ser vistos como um mecanismo isolado do alcance dos objetivos esperados devem favorecer o desempenho dos alunos de forma critica e participativa. Fazendo-se necessárias qualificações e competências para utilizar tais recursos.
È notório que a cultura popular hoje requer apropriação tecnológica, e a escola não pode fugir desta realidade para não correr o risco de ficar alheia aos interesses dos alunos que em sua grande maioria estão tendo uma infância cada vez mais saturada de mídia. Se quisermos utilizar os computadores e a internet para ensinar, precisamos primeiramente equipar nossos alunos para compreenderem sua utilização não sendo só um recurso meramente funcional ou instrucional, é através dessa interatividade que os alunos se tornarão mais interessados pelo mundo que os cerca e tentarão interagir com ele.
O grande desafio que a escola enfrenta diante desse cenário é buscar de forma acelerada a formação de seus profissionais para atenderem as expectativas de sua clientela, que cada vez mais exigem dos docentes uma atuação mais crítica, pesquisadora, instigante e, sobretudo criativa em sua prática cotidiana, sendo estas características fundamentais para o profissional na era digital em que nos encontramos.
Tenho certeza que não fazemos educação hoje se não tivermos um olhar focado na evolução tecnológica procurando incorporá-la em nossa atuação, só precisamos ter cuidado para que o uso desta tecnologia favoreça o crescimento pessoal dos alunos de forma ampla para que eles possam contribuir positivamente no contexto social em que estiverem inseridos.

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