terça-feira, 9 de novembro de 2010

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

O currículo deve ser visto como algo que tenha foco realmente nas crianças fazendo com que elas firmem relações com uma sociedade em constante mudança. O currículo deve ser uma construção, articulação e produção cultural de conhecimentos, não deve ser algo linear, fragmentado e simplificado devem partir sim dos conhecimentos cotidianos dos alunos, de sua realidade de seus anseios e não uma forma prescritiva a ser seguida.
Ao focarmos nosso olhar sobre o currículo hoje nas escolas devemos possibilitar a articulação entre todas as possibilidades de aprendizagem que circundam o entorno escolar, sendo assim currículo é o conjunto de mecanismos dispostos na escola que visa favorecer aos alunos uma aprendizagem significativa para a construção de conhecimentos necessários para sua vida. Ele deve ser integrado ao uso das tecnologias de forma educativa para contribuir no desenvolvimento acadêmico dos mesmos. O trabalho com projeto potencializa a sistematização dos conteúdos contribuindo para uma nova forma de ensinar mudando postura não só na sala de aula, mas na escola, as tecnologias devem ser utilizadas como uma ferramenta que ampliam o alcance das salas de aula, levando a uma construção do conhecimento, favorecendo um trabalho em grupo de forma colaborativa.
As tecnologias devem ser uma possibilidade a mais no desenvolvimento de um currículo efetivo voltado a um universo significativo para os alunos levando-os a expressar seu pensamento, interagir e ser protagonista do seu próprio conhecimento fazendo uso de múltiplas linguagens oferecidas pelas diferentes mídias. Ao pensar o trabalho com projetos a escola deve partir da realidade existente de uma problemática que incentive a busca de soluções, as crianças precisam encontrar sentido naquilo que propõe fazer, para tanto é uma situação desafiadora para os professores, pois a mudança de postura é inevitável, ele depara com um cenário novo diferente daquele que costumeiramente se integrava e que havia sido preparado em sua vida acadêmica para exercer. Os projetos possibilitam um elo entre as várias áreas do conhecimento e as diferentes mídias disponíveis, porém é preciso que os alunos selecionem informações, tomem decisões, trabalhem em grupo para o alcance dos seus objetivos, o professor neste caso torna-se um mediador no processo de forma fundamental na construção do conhecimento dos alunos, outro fato que requer atenção é a temporalidade do projeto, que deve ser pensado para um prazo não muito longo, pois requer analise e reflexão para que se trace caminhos e possibilidades com novos começos.

Um comentário:

  1. Que legal Thayz, você conseguiu associar o conceito de currículo e suas contribuições no que diz respeito a educação. Teremos que por em prática o nosso aprendizado lá no Joca Costa. O que achas?

    ResponderExcluir